03 junho 2013

Os Misteriosos Djinn


O mundo sobrenatural sempre fascinou boa parte da humanidade. O mistério que existe ao nosso redor, que vai além do alcance dos nossos sentidos, deixa nossa razão sem argumentos muitas vezes. Desde o passado remoto existem relatos de seres estranhos, que viveriam em outras realidades, talvez outras dimensões, invisíveis aos nossos olhos. Mas o interesse pela paranormalidade e pelo dito sobrenatural vem aumentando notoriamente nas ultimas décadas. Cada cultura neste planeta tem suas próprias lendas e histórias sobre anjos, demônios, espíritos, luzes estranhas, fadas, duendes, gnomos, poltergeists e OVNIs. Todos os relatos e histórias que existem podem nos levar a concluir que os fenômenos conhecidos como “sobrenaturais”, por manifestarem-se de formas variadas, fazem com que a humanidade pense estar diante de uma variedade de fenômenos. Mas talvez não seja bem assim.

Segundo a tradição árabe e islâmica, numa outra realidade ou dimensão próxima a nossa, uma raça antiga e inteligente já existia muito antes de os humanos terem surgido na face da Terra. Esta antiga raça pode ser
a responsável pela maioria dos eventos paranormais testemunhados no decorrer da história humana. Ainda estariam por aqui, nos vigiando, analisando, influenciando nossas vidas e o curso da nossa história, e até tendo contato com humanos, de acordo com suas intenções. Sabemos muito pouco sobre eles já que apenas uma parte do mundo possui documentos históricos dessas entidades e dos efeitos que exercem sobre os seres humanos. Eles são conhecidos nas lendas e histórias do oriente médio como Djinn, ou popularmente como Gênios. Você deve lembrar-se de Aladim e do gênio da lâmpada, que conferia três desejos a quem o libertasse de sua prisão. Mas pelo que veremos a seguir, nem todos são assim tão amigáveis. E apesar de serem pouco conhecidos no ocidente, eles podem fazer parte de nossa realidade desde sempre.

A palavra djinn, ou jinn, é árabe e significa “invisível ou oculto da vista”. Representa uma coletividade, sendo djinni sua forma no singular para designar um indivíduo. Como dito antes, em nossa cultura ocidental são conhecidos como gênios, tendo esta palavra origem no latim genius, significando algum tipo de espírito guardião. Não sabemos como eles chamam a si mesmos, mas djinn é como são denominados na mitologia do Oriente Médio e que está escrito no Alcorão. Como eles se escondem de nós, este é um termo muito apropriado. Esta palavra pode ser usada para identificar qualquer tipo de ser que exista em outra realidade ou dimensão além do universo visível aos seres humanos. Mas parece que no Oriente Médio o termo seja usado para descrever um tipo específico de entidade.

De acordo com contos árabes e textos islâmicos, os djinn vivem em um lugar muito próximo dos seres humanos, porém invisível a nós. Provavelmente outra dimensão. Os antigos povos do Oriente Médio sabiam que os djinn coexistiam com nosso mundo, mas em um lugar que nenhum homem ou mulher pudesse visitar. Teriam a habilidade para interagir com certas pessoas e com objetos físicos quando lhes for conveniente. Como eles seriam capazes de ter relações sexuais, casar e gerar filhos entre si, também poderiam fazer isto com seres humanos. Seria esta a origem das histórias dos demônios conhecidos como Íncubos e Súcubos? Uma suposta filha de humano e djinn teria sido a rainha de Sabá, que em alguns contos árabes é conhecida como Bilqis. De acordo com a lenda seu pai foi um rei humano chamado Al-Hadhad e sua mãe era uma djinni chamada Marlis.


Incubo - por Sebastian Giacobino

Segundo a tradição islâmica, os djinn foram feitos por Deus de um tipo de fogo abrasador e sem fumaça, o que poderíamos denominar hoje em dia de plasma. Mas têm também uma natureza física, o que os tornam capazes de interagir com pessoas e objetos. Ainda segundo a tradição, os anjos são feitos da luz e o homem, do barro. Assim, junto com humanos e anjos, os djinn formam a trindade de seres pensantes criados por Deus. Mas, diferentes dos anjos, eles têm livre-arbítrio, e assim uns seriam malignos, outros benignos e outros neutros, de acordo com suas próprias convicções e vontade.

Como os djinn são antiquíssimos, tiveram tempo de sobra para acumular conhecimento e poder. Aliando isso ao fato de serem entidades feitas de energia, eles teriam o poder para alterar a realidade a sua volta bem como a sua própria estrutura corpórea. Isso significa que eles podem aparecer adotando qualquer forma que quiserem, desde um anjo resplandecente até um ser de aparência demoníaca. Uma sarça ardente ou uma serpente enrolada numa árvore. Quem sabe até na forma de um suposto extraterrestre. Na Bíblia, em 2 Coríntios 11-14 Paulo diz que o próprio satanás se transfigura em anjo de luz.

A seguir alguns relatos sobre os djinn retirados do Alcorão e de outras fontes.

O Alcorão – Al Djinn (Os Djinn) - parte da Sura 72:

“Dize: Foi-me revelado que um grupo de djinn escutou (a recitação do Alcorão). Disseram: Em verdade, ouvimos um Alcorão admirável!

“E, entre nós (os djinn), há virtuosos e há também os que não o são, porque seguimos diferentes caminhos.

Veja  como a próxima sura tem certa semelhança com passagens do início da Bíblia.

O Alcorão – Al Hijr (Terra de Pedra, Cidade de Rocha) Sura 15:

Criamos o homem de argila, de barro modelável.
Antes dele, havíamos criado os djinn de fogo puríssimo.
Recorda-te quando teu Senhor disse aos anjos: Criarei um ser humano de argila, de barro modelável.
E, ao tê-lo terminado e alentado com Meu Espírito, prostrai-vos diante dele.
Todos os anjos se prostraram unanimemente.
Menos Iblis, que negou ser um dos prostrados.
Então, (Alá) disse: Ó Iblis, que foi que te impediu de seres um dos prostrados?
Respondeu: É inadmissível que me prostre diante de um ser que criaste da argila, de barro modelável.
Disse-lhe Alá: Vai-te daqui (do Paraíso), porque és maldito!
E a maldição pesará sobre ti até o Dia do Juízo.

Iblis, assim como o Satanás da Bíblia, acaba tornando-se o adversário do homem.

Numa das seis coletâneas canônicas do Islã sunita, conhecidas como hadith, também existem relatos sobre os djinn. Veja:

Hadith – Sahih Bukhari 4.533:
O profeta disse: “Cobri vossos utensílios e amarrai vossos cantis; fechai as portas e mantende vossas crianças por perto á noite, pois é hora que os djinn saem e furtam. Quando irdes dormir, apagai os candeeiros, pois o maligno pode se apoderar da chama e atear fogo nos moradores da casa”.

Hadith – Al-Muwaita 51.10:
Yahya assim me falou de Malik, segundo ouviu de Yahay Ibn Said, “Quando o Mensageiro de Alá saiu em sua viagem noturna, viu um djinni maligno seguindo-o com uma tocha de chamas. Aonde fosse o Mensageiro de Alá, via o mesmo djinni. Jibril (arcanjo Gabriel) então lhe disse: “Queres que lhe ensine que palavras pronunciar? Quando os vires, sua tocha se apagará e a mão do djinni cairá”. O Mensageiro de Alá respondeu: “Sim, ensina-me”. Jibril instruiu: “Dirás: Refugio-me na Face de Alá, com todas as palavras de Alá, as quais nem os bons nem os ímpios podem vencer, do mal que venha do céu e do mal que aos céus sobe, e do mal criado na terra e que dela vem, das provações da noite e do dia, e das intrusões da noite e do dia, exceto daquele que me procura no bem, Ó Misericordioso!”

Um dos personagens da história conhecidos no mundo ocidental que teria interagido com os djinn foi o rei Salomão. Na crença islâmica ele foi um dos eleitos de Deus, tendo sido abençoado com muitos dons, entre eles falar com os animais e controlar os djinn por meio de um anel. O rei então os manteve num tipo de escravidão, ordenando que cumprissem várias tarefas, e que teria construído seu grandioso templo com a “cooperação” dos djinn. A participação deles não é citada em todos os relatos da construção do templo. As versões bíblicas omitem djinn e demônios, mas outras fontes oferecem relatos diferentes sobre a interação entre Salomão e os djinn. Então é bem provável que os 72 demônios que podem ser evocados segundo a prática da Goetia, descrita no grimório do século 17 A Chave Menor de Salomão, sejam na verdade djinn.

Áreas como cavernas isoladas, desertos, florestas, picos de montanhas, cemitérios eram consideradas esconderijos destas entidades. Abaixo imagem da caverna “Majis al-jinn” em Omã, que literalmente significa “O lugar de encontro dos Djinn”. Faça uma pesquisa no google imagens para ver mais imagens desta caverna.



Buscar informações sobre uma raça de seres que prefere manter-se oculta de nós é tarefa complicada. No final das contas, o que temos são histórias e lendas transmitidas através das gerações. Mas o pesquisador Philip Imbrogno foi até o Oriente Médio e conversou com homens devotos ao islã e com algumas famílias, tendo acesso a livros e textos escritos por estudiosos muçulmanos.

Segundo estas fontes, os djiin são muito mais velhos que a raça humana, mas sua idade exata é desconhecida. Em comparação com um ser humano, o tempo de vida de um djinni seria muito longo, e uma criança desta raça facilmente poderia ter milhares de anos. Assim podemos supor que a quantidade de conhecimento que uma entidade dessa natureza pode acumular com o passar do tempo é imensa. Como nós, humanos, eles também tem o dom do livre-arbitrio. Poderíamos supor equivocadamente que todos são de uma mesma categoria, agindo com um mesmo propósito, seguindo uma mesma mentalidade. Mas cada ser é um indivíduo diferente, e eles têm suas próprias leis e regras, sua própria moralidade e estrutura social, bem como indivíduos que não seguem regras nem leis. Organizam-se em famílias, clãs, reinos e tendo classes diferentes.

Cada djinn pode reagir de maneira diferente à presença humana, alguns sendo inofensivos, alguns indiferentes, e outros simplesmente odiando os seres humanos. Os que fazem contatos conosco seriam os mais jovens, que teriam uma grande curiosidade a nosso respeito. Nestes contatos, os jovens djinn assumem uma forma diferente, como animal, fada, anjo ou qualquer tipo de entidade que chamaria a nossa atenção, mas ao mesmo tempo deixando oculta a sua verdadeira natureza. Também podem ficar invisíveis comunicando-se por meio de uma voz sem corpo. Parecem ter uma atração maior por crianças do que por adultos, ou as crianças talvez tenham uma sensibilidade e percepção maiores, sendo assim mais capazes de perceber o que se passa em outros níveis de nossa realidade.

O Alcorão menciona somente três classes de djinn, sendo essas djinn, ifrit e marid. Alguns nomes como jann, ghoul, shaitan, hinn e outros, dependendo do dialeto local, também são conhecidos. Eles buscam avançar na hierarquia, obtendo mais poder através da aquisição de mais conhecimento. Um exemplo é a habilidade que eles têm de alterar a forma da matéria no universo, transmutando uma forma de matéria em outra. Esta habilidade não vêm naturalmente e precisa ser aprendida, desenvolvida por longo tempo e treinamento, e geralmente é ensinada.

O pesquisador Philip Imbroglio classifica-os em relação a seu poder e comportamento por meio de cores, para ficar mais fácil o entendimento. A seguir mais detalhes sobre isso.

Djinn Verdes – são os menos poderosos, sendo a maioria jovens. Gostam de fazer brincadeiras, muitas vezes maldosas com outros djinn e com humanos. São capazes de mudar a matéria de uma forma em outra, mas com esta habilidade de certa forma limitada, talvez por falta de conhecimento e treinamento. Apesar dos indivíduos pertencentes a esta classe serem, na sua maioria, crianças e jovens adultos, alguns podem ter milhares de anos tendo assim um conhecimento da história humana e do universo muito maior do que qualquer um de nós. Caracterizam-se por serem brincalhões, vingativos, cruéis e as vezes até gentis. A crença islâmica é de que esta classe de djinn vive em buracos no chão, o que seria na verdade um tipo de portal conduzindo para algum mundo subterrâneo, ou portais ligando o mundo deles ao nosso. Há relatos de portais em aberturas nas rochas, em montanhas e às vezes simplesmente no ar. Os djinn verdes as vezes se fascinam e se apaixonam por seres humanos, e a paixão do djinni pode interferir com as relações normais do indivíduo.

Djinn Azuis – também chamados de marid, são os que existem em menor número, mas considerados os mais poderosos. Raramente interagem com a raça humana e muito pouco se sabe deles. Segundo a tradição islâmica, em casos raros eles concederiam desejos a quem os evocasse, mas as coisas sempre terminavam mal para o evocador. Seu poder só seria inferior ao de um anjo.

Djinns Vermelhos – estes têm somente um propósito: A queda da raça humana. São seguidores de Iblis (o djinn rebelde), e das sombras lentamente vêm influenciando os pensamentos da raça humana no decorrer dos séculos. Estes são os verdadeiros terroristas do universo, sussurrando aos ouvidos humanos, fazendo homens e mulheres cometerem atos contrários as leis de Deus e do homem. Costumam assumir a forma reptiliana, sendo responsáveis por casos de possessão, doenças e assombrações. Muitos clérigos muçulmanos modernos acreditam que os djinn vermelhos são os responsáveis pelas aparições de extraterrestres e todas as formas de fenômenos paranormais. Seriam os diabos e demônios da história, e lidar com eles é um convite ao caos e ao desastre. Estão sempre dispostos a conceder favores, mas cobrando um preço alto demais por esses serviços.

Djinn Pretos – há poucas informações sobre esta classe misteriosa. Na tradição suna, eles são associados ao mal ou a magia negra e parecem ser líderes dos djinn azuis, lideres de clãs ou talvez reis. Segundo as lendas, quando o rei Salomão ordenou aos djinn que lhes obedecessem, ele tinha ao seu lado um grande djinni preto, o qual conseguia controlar e por meio deste djinni Salomão impunha sua vontade a todos os outros.

Djinn Amarelos – também pouco se sabe sobre esta classe, sendo sua  existência relatada em alguns contos árabes. Parece que se isolam do universo físico e dos outros tipos de djinn, sendo assim muito fugidios.

Djinn Ascencionados – a meta espiritual tanto dos seres humanos quando dos djinn é ascender a um plano superior da existência. Os djinn que são ascensionados as vezes interagem com as pessoas que não ascenderam, que podem confundí-los com anjos ou extraterrestres.

Agora trataremos das Habilidades e Características dos Djinn.

O Alcorão diz que Deus conferiu aos djinn habilidades e poderes que não deu aos humanos. Alguns deles trazem literalmente o caos ao mundo com estes poderes, criando desarmonia e causando dano em suas várias formas de manifestação, por divertimento ou por maldade. Os djinn são feitos do fogo sem fumaça e assim podem agir como o próprio fogo, acendendo de uma hora para outra, comportando-se de maneira errática e destruindo o que estiver em seu caminho.

A sura 34 do Alcorão mostra que os djinn teriam a capacidade de transformar uma substância em outra, mostrando que eles têm conhecimento na prática de algum tipo de alquimia.

Segundo a tradição, não se pode confiar que eles digam a verdade, em nenhuma situação, por mais sinceros que possam parecer. Se não sabem a resposta a uma pergunta, inventam, sem pensar nas consequências. Fazem falsas promessas, muitas vezes relacionadas a tesouros, e acabam abandonando as pessoas. O Alcorão afirma que os djinn não são capazes de realizar milagres, mas que eles podem produzir apenas a ilusão de milagres. Dizem mentiras e realizam truques que dão a aparência de magia ou milagre. Como vivem em um reino paralelo ao nosso, eles são invisíveis a nós a menos que queiram se mostrar. A forma natural deles – fogo sem fumaça, ou plasma – e o poder sobrenatural que têm permite que movam-se com tremenda velocidade. Assim, quando querem ficar visíveis, são vistos em um lugar num segundo, desaparecem e reaparecem em outro lugar quase instantaneamente. Também possuem uma força superior à humana e podem usar seus poderes para erguer e levitar objetos de grande tamanho e peso.
O erudito e teólogo islâmico Ibn Taymiyyah acreditava que os djinn eram responsáveis por muitas das "mágicas" testemunhadas por humanos, cooperando com mágicos para levitar objetos no ar, falando algumas verdades para cartomantes, e imitando as vozes de pessoas mortas durante tentativas de contatos com espíritos. 

Eles têm o poder de influenciar os pensamentos e sonhos de uma pessoa, e além de sussurrar, podem criar perturbações como assobios e ruídos estranhos, que usam para distrair e confundir as pessoas. Também atiçam os desejos e se aproveitam das fraquezas humanas, além de dar conselhos errados e dão a ilusão de prever o futuro.  Eles são capazes de possessão, tomando totalmente uma pessoa, dominando seus pensamentos e sonhos, entrando em seu corpo. Como tem uma forma indefinida, isso permite que penetrem facilmente em um corpo, podendo causar toda espécie de desconforto e doenças. A possessão seria um risco substancial para quem cruza o caminho de um djinni. Choques emocionais ou físicos súbitos rasgam a proteção natural de uma pessoa e permitem que um djinni penetre em sua mente e seu corpo.

Eles concedem desejos, como nos contos populares em que os djinn aprisionados em recipientes e anéis devem conceder três desejos à pessoa que o liberta. Mas é bom lembrar que todo o desejo tem uma consequência. Na maioria dos contos, o primeiro desejo costuma ser realizado, mas os outros dois não, e o protagonista acaba com problemas piores do que tinha antes. O sujeito nunca consegue tapear o djinn, por mais esperto que possa parecer, e geralmente seu terceiro desejo acaba sendo o de desfazer os dois primeiros. Os filmes da série "O Mestre dos Desejos" (Wishmaster) ilustram, de forma um tanto exagerada, o que aconteceria nesse caso.

Mas sem dúvida uma das habilidades mais importantes que os djinn possuem é a mudança de forma. E assim muitos casos de atividade paranormal poderiam ser, na verdade, provocados por djinn metamorfoseados., já que estas transformações são ótimas para fazer com que os humanos não saibam com o que estão lidando. Parece que uma de suas formas favoritas é a de cobras. Mas eles também assumem a forma humana, principalmente para enganar pessoas com a intenção de confundi las e persuadi-las. Muitas pessoas de nossa época e da antiguidade teriam testemunhado alguma das atividades dos djinn, embora sem saber quem estava por trás destes fenômenos. Pensaram ter visto fantasmas, homens invisíveis, anjos, homens do espaço e assim por diante. Aliás, assumir formas de entidades sobrenaturais parece atrair principalmente os djinn verdes, que gostam de se divertir a custa da humanidade. Fantasmas e assombrações, que causam aparições súbitas e ruídos estranhos, vozes sem corpo e fenômenos conhecidos como poltergeist, poderiam muito bem ser obra dos djinn verdes.

Mas hoje em dia os fenômenos que estão cada vez mais presentes são os relacionados a objetos voadores não identificados – OVNIs. Apesar deste tipo de fenômeno parecer acompanhar a história da humanidade deste a antiguidade, é notório o aumento dos relatos de avistamentos e até mesmo de interações com entidades não-humanas. Uma das principais questões a este respeito é: De onde eles vêm? Ufólogos e investigadores do sobrenatural costumam determinar que a suposta origem destes objetos e entidades seria de outros sistemas estelares, mas e se não for esta a resposta certa? Será que todos os OVNIs viriam do espaço? Alguns estudiosos do assunto falam em visitantes vindos não de outros planetas ou galáxias, mas de uma realidade paralela, ou outra dimensão. E isso corresponde perfeitamente com o lar dos djinn.

Muitos objetos voadores descritos por testemunhas são luzes, que mudam de forma e aparecem e desaparecem. Há vários relatos de contatos com algum tipo de criatura inteligente que se identifica como extraterrestre, angelical, demoníaca, algumas até mesmo dizem que são Jesus Cristo ou o próprio diabo. São estas experiências que mostram a presença de seres interdimensionais, que escondem sua verdadeira identidade. Estudiosos islâmicos descrevem os djinn como objetos brilhantes que podem mudar de forma e também assumir forma física. Existem muitos casos de OVNIs e interações que descrevem contatos desta natureza, fugindo totalmente do padrão ufológico tradicional. Mas, se colocarmos os djinn nestas histórias, estes casos estranhos começam a fazer sentido.

Na antiguidade era comum relatos de interações com anjos, demônios e até com o próprio Deus, como no episódio bíblico da sarça ardente. Em outras culturas também existem histórias de contatos com fadas, duendes  ou outros seres denominados elementais e guardiães da natureza. Então, depois do advento do espiritismo, interações com espíritos se tornaram conhecidas e, segundo seus adeptos, acontecem até hoje. Pelo que vimos até aqui, todas estas experiências poderiam ter conexão com os djinn. Não significa que todas sejam interações com eles, mas talvez em sua maioria sejam djinn disfarçados.

Mas e hoje? Numa civilização moderna, tecnológica, em que a voz da ciência soa cada vez mais alta, de que forma os djinn se manifestariam?

Uma coisa é certa. Podemos perceber que eles se adaptam as crenças e costumes de cada cultura, e continuam se adaptando conforme o tempo vai passando. Hoje em dia parece não haver tanto lugar para anjos, fadas, espíritos e etc. como antigamente. Agora estamos vivendo na era dos extraterrestres. Então logicamente poderia ser o disfarce atual usado pelos djinn.


Seres que aparecem do nada, dizendo que são de outros planetas, misturando informações verdadeiras com falsas parecem apontar para interações com djinn. Gostam de trabalhar com o ego das pessoas e, para ganhar confiança e interesse, costumam dizer que o contatado foi escolhido para ajudar a raça humana a se salvar de uma catástrofe mundial. Também fazem promessas que na grande maioria das vezes não são cumpridas bem como previsões que nunca acontecem. E para impressionar as pessoas, podem produzir fenômenos paranormais como luzes, fogos, OVNIs e os famosos orbes invisíveis (foto ao acima), que já foram fotografados pelo mundo todo, e que parecem ser de natureza interdimensional e estar a nossa volta o tempo todo, mas longe de nossa percepção comum. Isso sem falar dos relatos de abduções, que teriam um propósito muito mais sinistro.

Filmagem de um "Orb" na Suécia.

Tudo nos leva a conclusão de que muitos encontros que as pessoas têm com seres que seriam oriundos do mundo espiritual ou ditos extraterrestres podem ser na verdade contatos com os djinn. Muitos, mas não todos, é bom deixar claro. Cabe a quem passar por uma experiência desta natureza estar vigilante, agir com inteligencia e bom senso, e pelo menos tentar deixar a emoção de lado no momento de uma interação com qualquer tipo de entidade extrafísica. É muito fácil um deslumbramento diante de algo totalmente extraordinário, antigo, e com uma sabedoria muito superior a nossa. E que ainda por cima sabe muito bem como lidar com o ego inflado, anseios e desejos da maioria dos seres humanos. 


"Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes". (Efésios 6:12)

"Ou fazei a árvore boa, e o seu fruto bom, ou fazei a árvore má, e o seu fruto mau; porque pelo fruto se conhece a árvore".  (Mateus 12:33)




Quem se interessar pode saber mais lendo o livro "Os Vingativos Djinn", de Rosemary Ellen Guiley e Philip J. Imbrogno, editado pela Madras.


7 comentários:

Anônimo disse...

Por certo,desde criança venho tendo alguns contatos de diversas formas. Ou seja,visual entre outras formas. Acabei de encontrar este site e me chamou muito a atenção,gosto muito deste tipo de literatura, de fato acho muito fascinante mesmo, mas gostaria de saber como faço para comprar todos quantos conseguir,não existem muitas lojas em São Paulo preparadas para este tipo de leitores. Sem mais,grato!!!

Anônimo disse...

Gostei muito.

Martin Flores disse...

Não tem muita literatura sobre este tipo de assunto em nossa língua, infelizmente. Mas o livro Os Vingativos Djinn é fácil de conseguir, já que foi editado pela editora Madras. Acho que você pode encomendar em qualquer livraria.

Att.

Iury Aleson disse...

Cara, tive um sonho com um Djinn e estou obcecado pelo assunto, procurei em tudo que é canto informações sobre essas entidades, que até então eu desconheçia, mas é sempre a mesma coisa! Tudo evasivo. Preciso de mais informações, esse sonho foi muito real. Não sei como fazer alguém me levar a sério, mas eu acredito nos Jinns e estou numa espécie de busca. Preciso saber mais, por favor qualquer informação que você tenha ocultado me avise.

Martin Flores disse...

Iury Aleson Já sonhei com Djinn também. Existem poucas informações mesmo, mas o livro que citei no comentário acima, e tenho outro aqui, que é em inglês. Se te interessar e tu conseguir ler em inglês, me passa teu e-mail que te envio.

Arthur disse...

muitas paralisia do sono que estou tendo de madrugada eu escuto sussurro no ouvido, e algumas vezes assobio , e sinto uma presença maligna no quarto , acredito que seja esses seres

Unknown disse...

Deus esta no controle de tudo