24 junho 2013

Antiga Cidade Egípcia Encontrada Sob o Mar Mediterrâneo

Depois de 1200 anos sob água e lama, uma antiga cidade egípcia foi redescoberta. Arqueologistas estão jogando luz em seus mistérios e recuperando artefatos incrivelmente bem preservados que podem contar um pouco da história desta cidade.

Conhecida como Heracleion pelos antigos Gregos e Thonis pelos antigos Egícpios, a cidade foi redescoberta no ano 2000 pelo arqueologista e mergulhador francês Dr. Franck Goddio junto com uma equipe do Instituto Europeu de Arqueologia Submarina depois de 4 anos de pesquisa geofísica. As ruínas da cidade perdida foram encontradas a 9 metros sob a superfície do Mar Mediterrâneo na Baía Aboukir, perto de Alexandria.

Um novo documentário destaca as principais descobertas feitas em Heracleion durante 13 anos de escavações. Achados arqueológicos descrevem
uma antiga cidade que não era só vital como ponto comercial mas possivelmente um importante centro religioso.
Até hoje, foram encontrados 64 navios e mais de 700 ancoras sob a lama da baía. Outros achados incluem moedas de ouro e tabuletas gigantes com inscrições feitas em Grego antigo e Egípcio antigo. Pesquisadores acham que estes artefatos indicam que a cidade era um proeminente centro comercial.

Veja abaixo algumas imagens do que foi encontrado no local.





















Especialistas estão maravilhados com a variedade de artefatos encontrados e também com o bom estado de preservação dos mesmos. 
“A evidência arqueológica é simplesmente avassaladora”, diz o professor Sir Barry Cunliffe, um arqueologista da Universidade de Oxford que participou das escavações. “Por estarem intocáveis e protegidos pela areia do fundo do mar por séculos eles estão preservados de forma brilhante".

Mas apesar de toda a excitação sobre a escavação da antiga cidade, um mistério sobre Heracleion permanece totalmente indecifrado: Como ela afundou? Arqueólogos sugerem que o peso de enormes construções na região, composta de argila e areia, pode ter feito a cidade afundar depois de um terremoto.

Heracleion foi descoberta no ano 2000, e só agora são mostradas fotos de alguns artefatos encontrados lá. Imaginem  o que devem ter retirado de coisas daquele local em 13 anos de trabalhos na cidade submersa.


Nenhum comentário: